JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Batiza ou não batiza 4.



Caros leitores terminamos a ultima postagem fazendo algumas perguntas referentes ao casamento e o que tinha mais efeito. Na EBD de ontem, podemos nos deliciar com estudo sobre a Igreja de Pérgamo, a igreja casada com o mundo  e neste contexto poderíamos  aprender muitas coisas valiosas para os dias atuais de nossa igreja,  é

justamente ai, teríamos a ideia dizer de qual casamento valeria mais o do Estado ou o da Igreja? Se fossemos analisar pelo aspecto legal do sistema do mundo então diríamos que é o civil, mas se nos analisarmos do ponto de vista espiritual diríamos então que é o religioso. O interessante é que o próprio legislador reconhece a importância o o real significado do casamento religioso, ao passo que este pode ser realizado por um sacerdote religiosos com a devida guia expedida pelo cartório competente e depois averbada junto ao mesmo.

Mas como o nosso ordenamento jurídico tem uma base muito solida no direito alemão, francês e italiano e  estes traz em suas base o direito romano, seria interessante darmos uma olhadinha em alguns princípios básicos deste direito que ainda rudimentar, mas nos traz uma importância de aprendizado tremenda.

Casamento:O casamento deveria acontecer necessáriamente entre homem e mulher, pois, o casamento era um pressuposto da família. Era monogamico e existia o dever de fidelidade. Ainda assim fugiria hoje completamente do direito romano o casamento homo-afetivo uma vez que o casamento romano tinha como escopo principal a manutenção da espécie e isso sabemos que é impossível para os casais homo-afetivos.Requisitos para o casamento:
  • Jus conumbiun: 
    casamento legal e válido.
  • Puberdade:
     para os homens aos 14 anos e para as mulheres aos 12 anos.
  • Consentimento:
     dos pais e dos nubentes.
Obs.: quando um dos nubentes não queria se casar o consentimento dos paterno era válido, sendo assim o nubente era obrigado a se casar mesmo contra a sua vontade.Formas de casamento no Direito Romano:
  • Cum mano (com a mão):
É a forma mais tradicional que existia surgida no Direito Quiritário. Era extremamente formal e, característico da classe patriarcal.Dentro da forma de casamento cum mano ainda existiam outras três diferentes tipos de se realizar o casamento, são eles:1) ConfarreatioÉ o mais formal de todos. Usado pelas famílias mais abastadas (ricas). Os ritos desse tipo de casamento cum mano foram posteriormentes aderidos pela Igreja Católica. Olhai a igreja de "Pérgamo", aliás até nas igrejas protestantes temos este tipo de casamento.2) CoemptioÉ menos formal, característico da classe plebéia (nota-se portanto que esta localizado erroneamente na categoria cum mano). Era um casamento altamente simbólico, onde a troca de mãos significava o casamento. Poderiamos aqui definir a união estável.3) UsusAcontecia quando o pai entregava a filha e , não sendo ela aceita pelo noivo, após o período de um ano, a noiva era devolvida para a família. Esse tipo de casamento era usado pelas famílias mais abastadas pois refletia interesses econômicos, o pai fazia uma barganha da própria família afim de, adquirir poder político e econômico.Compreenderia hoje, em linhas gerais, ao casamento onde há a comunhão universal de bens. 
  • Sine manu (sem a mão)
A mulher quando se casava no casamento cum manu passava efetivamente a tutoria do esposo. Ela saia da esfera de poder de seu PATER para passar a pertencer a família do marido. Nesse tipo de casamento iniciou-se a tradição de, ao casar a mulher abandona o nome da sua família e passa a assinar com o nome da família do conjugê.Isso não acontecia no casamento sine manu, uma vez que, a mulher não rompia por completo o vínculo existente entre ela o PATER e sua família de origem ao se casar. Dessa forma a mulher carregaria o sobrenome de sua família original, não o abandonando-o jamais, e diferentemente do casamento cum manu, o patrimônio pertencente a mulher não se uniria ao do esposo e sobre o domínio deste permaneceria, mas sim, seria tutelado por alguém a escolha da mulher. É portanto uma premissa clara do que viria a ser o casamento em regime de comunhão parcial de bens.Obs.: era escolhido pelo pai da mulher o tipo de casamento, a este cabia a escolha uma vez que os únicos interesses considerados eram os econômicos.Esponsália – Pacto Pré-NupcialA esponsália poderia ser utilizada no casamento cum manu ou sine manu, era uma espécie de pacto pré-nupcial que poderia ser celebrado apartir dos 7 anos de idade de meninas e meninos.O inadimplemento/descumprimento deste pacto pré-nupcial previa uma multa, a ARRAS ESPONSÁLIA, diante da aplicação desta multa pedia-se justificativas para o descumprimento se, a motivação apresentada fosse justa a multa poderia ser multiplicada em até 20 vezes.No caso de motivação justa, como por exemplo a família ser gravada de azar devido a um enterro inadequado, a Esponsália era dissolvida e não existia o pagamento de multa.

Casamento Judaico:No judaísmo, o casamento é visto como um vínculo contratual ordenado por Deus, no qual um homem e uma mulher se unem para criar uma relação na qual Deus está diretamente envolvido. Embora a procriação não seja o único propósito, um casamento judaico também é esperado para cumprir o mandamento de ter-se filhos. O foco principal centra-se em torno do relacionamento entre o marido e a esposa. No nível espiritual, o casamento é entendido como o significado de que o marido e a esposa estão se fundindo para formar uma única alma. É por isso que um homem é considerado "incompleto" se ele não for casado, como sua alma é apenas uma parte de um todo maior que continua a ser unificada.É realizado dentro dos conceitos estabelecidos da Torá do Talmud e da Halachá. O casamento judeu diferente de um casamento cristão ou de outras religiões, pois tem todo um significado em cada etapa desde o dia do casamento até o ``Kidushin´´ a Consagração do casamento.Segundo as Tradiçoes Rabinicas, Deus perdoa completamente qualquer pecado que os noivos tenham cometido em suas vidas, para que possam começar suas vidas de casados em um estado totalmente puro.Relações sexuais regulares são esperadas entre o marido e a mulher. Esta obrigação é conhecida como "onah". Na tradição Judaica, relações sexuais são obrigação do homem para com sua mulher.(fonte: Wikipédia).Logo não encontramos registros cíveis de casamentos pera que os mesmo se deem como validos e consolidados, tudo era feito entre as famílias, muito mais do que com os próprios nubentes, vejamos o caso de Isaac e Rebeca! Abraão manda seu servo Eliezer a buscar uma esposa para seu filho Isaac, depois de todos os acontecimentos encontramos Rebeca vindo com o servo de Abraão e Isaac estava no campo orando pela tarde e ao vela a amou de coração e a recebeu na tenda de sua mão Sara. Não vimos registros no tabelionato, não verificamos juízes, apenas a aprovação de Deus para aquela união entre um homem e uma mulher. Que vale a pena ressaltar que dos patriarcas foi o único a manter uma relação Monogâmica.Já ouvi vários "absurdos gospeis", dentre os quais vale ressaltar a de que para se dar legitimidade ao divorcio dizem que não casaram na presença de Deus e sim dos homens! rsrsrsrsrs... Me desculpem mais tenho que rir... Claro que para Deus o casamento mais valioso é o espiritual, mas também o Senhor Deus não menospreza o casamento civil, de forma alguma, e por que? Porque, Deus instituiu o Magistrados e as leis e estas temos também que sermos obedientes. Agora se quer se divorciar não precisa arrumar desculpas, é ser homem ou mulher o suficiente e admitir os verdadeiros motivos e pronto, mas isto é um outro assunto e vamos deixa-lo para outra postagem futura.Contudo faço o apelo a liderança da CGADB para que receja este assunto tão pertinente e de grande relevancia a Igreja do Senhor e aos irmãos que sofrem por não poderem se batizar e descerm as águas batismais.Graça e paz a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário