JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

domingo, 20 de outubro de 2013

Homicídio pode ser Doloso, Culposo, privilegiado ou ainda Crime de transito.

                                                                Neste presente texto gostaria de tecer apenas alguns breves comentários a cerca destas três modalidades tipica de delito que envolva morte.
Na primeira que é o homicido culposo temos que ter uma coisa chamada animus necand (segundo o dicionário é:
Termo em latim que significa dolo, vontade, é a intenção de matar, ou seja, de tirar a vida de outra pessoa), no caso da Drº Katia que se viu envolvida em um terrível evento que culminou na morte trágica e prematura dos dois jovens irmãos Emanuel e Emanuela. sera a pergunta crucial: Ela teve vontade de matar? De ferir? Ou apenas dar um susto? Haverá com certeza alguns mestres em direito que com muita propriedade e sapiência dirá: Entre os universos jurídicos da Culpa e do Dolo há uma linha muito tênue e ao mesmo tempo muito ampla que os separa e os junta ao mesmo tempo.
                                                          Poderíamos ainda falar de outros agravantes que poderiam ou teriam acompanhado aquela manhã trágica na vida daquelas três pessoas, como por exemplo assumiu o risco, apesar que no lapso temporal que foi creio eu que não haveria tempo suficiente para se calcular risco com precisão do resultado que o evento traria a vida daquelas pessoas, ainda teríamos atenuantes, como já fora dito por alguém que o jovem Emanuel estava sem o capacete, pois minutos antes havia desferido golpes com o mesmo contra o carro da Drª katia, isso poderá ser caracterizado como uma reação ainda que desproporcional a uma injusta agressão da vitima (essa desproporcionalidade sumiria no calor da emoção, no surto, e ainda pela falta de calculo do resultado que se deu toda essa ação reação).
                                                                As qualificadoras, foram três motivo: torpe, indefesa da vitima, e por oferecer risco a terceiros, o tempo de pena poderá chegar em um calculo compreendido entre 24 e 60 anos de prisão, ainda sem as atenuantes que também irão contar na dosimetria da reprimenda aplicada como prevê o artº 59 do CP.
Como poderia ser qualificada ser em risco a terceiros se ela não tinha o minimo controle da situação? A indefesa da vitima que também não era tão vitima, pois pelo que li também provocou a ira da indiciada, e ainda motivo Torpe, que na verdade uma pessoa tomada pela ira e pela insanidade ainda que temporária poderia cometer e essa pessoa ela naquele momento ela não tem como definir o que é certo ou que é errado, ela não tem como dizer em seu interior, isso é "torpe", isso é dentro de um certo equilíbrio.
                                                              Com certeza, essas breves linhas são apenas para traçarmos um parâmetro, e cada ator no cenário processual tem a sua visão e a sua atuação dentro do mesmo, o Delegado (a) presidindo o inquérito policial (que é inquisitivo), o Promotor de Justiça que oferece a Denuncia e apresenta ao Juiz competente todas as provas, fundamentadas no fato tipificado e anti-jurídico, sem se esquecer da velha e boa "justa causa" (que até hoje ninguém ainda chegou a uma conclusão do que é isso de verdade, já vi processos recebidos com todo os festejos a "a justa causa" e depois no mesmo processo a mesma ser inteiramente afastada e dando fim ao processo), o Advogado de devesa que poderá não arguir a inocência, mas poderá levar o processo a discussões teleológicas, Filosóficas, Doutrinárias e Decisões de instâncias inferiores e superiores que corroboram sua tese e defesa, assim podendo levar ao abrandamento da pena ou até mesmo a absolvição pelos meios e entre meios do mundo jurídico. Não podemos esquecer do advogado de assistência ao Ministério Publico que no caso supra citado existe, mas sempre o autor é o Ministério Publico, e ainda o Juiz que conduzirá todo o processo com equidade e esperamos que seja imparcial não se deixando levar por essa mídia midiática e que só tem um objetivo:"AUDIÊNCIA"
                                                                Meus pêsames a família deste casal de irmãos que de forma trágica tiveram as suas vidas ceifadas, meus sentimentos também a Drª Katia e a sua família que de uma hora para outra se veem em meio a um turbilhão, pessoas honestas, mas que por um momento de desequilíbrio de veem ao meio a esses caos.
                                                                 Graças e paz... continuaremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário