JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Batiza ou não batiza 7.



Caro leitor chegamos a sétima edição deste tema, parece-nos bastante cansativo, mas é de grande importância para a igreja, principalmente nos dias hodiernos em que a nossa sociedade é tão dinâmica e esta em constante mutação, não podemos angariar, flexibilizar ou adaptar a Palavra de
Deus, mas devemos estar atento para que os nossos dogmas e achismos não venham a fechar as portas da salvação, para não nos encontramos inseridos no que o Senhor Jesus falou as fariseus, pois estavam a porta, não entravam e não deixavam o povo entra, antes impondo cargas pesadas sobre o povo e que os mesmos (fariseus), nem queriam com o seu dedo mover. Por outro lado também não podemos nos tornar como a Igreja de Tiatira, que por tanto amar acabava por tolerar o espirito de Jezabel dentro da Igreja, nisto temos que buscas o equilíbrio, para que possamos levar um Evangelho simples, de mensagem de salvação, cura, libertação, sinais e prodígios e conforto espiritual e que ao final de tudo leve o homem para o céu.
Mas dando continuidade a enfase bíblica e de forma prática o melhor livro para estudarmos sobre este assunto é o livro de Atos dos Apóstolos, e eu estive pensando e meditando nesta manhã a cerca deste assunto, o que me chamou a atenção foi o fato de que o capitulo  8 , 9 e 10 (no capitulo 8, vemos o batismo de muitas pessoas [versículo 12], depois um tal Simão "magico" no verso 13 e do Eunuco no verso 38; no capitulo de numero 9 podemos ver a conversão de Saulo e o seu batismo por Ananias; no capitulo de numero 10 a Família de Cornélio se converte após uma revelação que Pedro teve e foi lhes pregar as boas novas do evangelho, e nos versos 47 e 48 todos são batizados, que foram os primeiros gentios a participarem do corpo de Cristo).

Mas ainda falando da família de Cornélio podemos encontrar um ensino maravilhoso para o nosso tema em tela quando a Bíblia diz:
Atos 10.
  46  Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
47  Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
48  E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Os da casa de Cornélio foram batizados no Espirito Santo!!! Meu Deus, quantas pessoas dentro da igreja batizados no Espirito Santo, mas não são batizados nas águas! O que dizermos sobre isso? Será que o batismo feito por homens é superior ao batismo feito por Jesus? Não de maneira alguma, ambos tem a sua importância e sua equivalência, mas se Jesus batiza por que eu homem vou negar o batismo? E mais uma coisa, não foi imposta nenhuma outra condição a não ser a de crer que Jesus é o Filho Unigênito de Deus.
No capitulo de numero 11 de Atos, podemos ver que alguns crentes foram contrários ao batismo da família de Cornélio, mas quando o homem tem o Espirito de Deus e anda na presença e direção do Senhor, ele tem sabedoria para refutar ensinos que não edificam o Corpo de Cristo, veja o que o Apostolo Pedro Fala:
Atos 11
17  Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
18  E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
O interessante que uma Palavra dita pelo homem de Deus e na direção do Espirito Santo acalma tudo e da união a sua obra.
Contudo eu faço as palavras do Apostolo Pedro as minhas palavras: "quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?"
Com isso caro leitor precisamos rever essa situação e esse dogma em nossas igrejas, não escancarando as portas, mas que se faz justiça aqueles que precisam de justiça e que de alguma forma fogem ao seu poder o ato de se tornarem apitos ao batismo, então precisamos aplicar deforma clara e explicita a Palavra de Deus, que antes de tudo não nos nega a Cristo, mas nos conduz a Cristo, não nos nega o céu, mas nos conduz ao céu.
A Palavra de Deus não é minha, não é tua, não é de uma igreja, a Palavra de Deus é para todo aquele que o busca em Espírito e em verdade, é para os que tem sede e fome de justiça, é para aqueles que querem dançar perante o Acutíssimo e lhe dar glórias e louvores. Sou Pastor da Assembleia de Deus, pertenço a convenção geral (CGADB), mas a Assembléia de Deus e nenhuma outra igreja é proprietária da verdade absoluta e nem te a palavra da infabilidade, deveríamos ter aprendido isto com Lutero. Se nos esquecemos então já nos esquecemos então deveríamos voltar aos ensinos que nos conduziram ao protestantismo que n adamais é do que a ruptura com os sistema que ai esta posto, uma Palavra fiel é esta para nós:
Romanos 12. 2  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Graça e paz.

3 comentários:

  1. O nobre Pastor e teólogo, contribui de forma inteligente, para o aprendizado das doutrinas fundamentais da Bíblia Sagrada...No entanto, as igrejas, penso eu, tem seus regimentos internos, e normas que precisam ser observadas. No que tange a viver maritalmente e batizar-se, precisamos salientar alguns pontos: Para batizar-se, segundo nosso entendimento Assembleiano, é preciso estar casado de fato e de DIREITO; ser liberto dos vícios etc...Por outro lado, se não é uma doutrina, é um costume, que eu particularmente apóio. No entanto, isso não deve ser impedimento para a participação destes irmãos, nas atividades departamentais da IGREJA; e que estes, busquem resolver de forma legal sua situação conjugal, para contribuirem para a santidade do Corpo de Cristo....O assunto em epígrafe, é por demais relevante, para uma profunda discussão e reflexão, para as nossas convenções....é isso...Graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Meu nobre e amigo Pr. Edson muito me alegra a sua participação e me enche de orgulho em ter a sua opinião sempre clara e objetiva.
    O que eu advogo não é uma liberação, mas uma revisão que se deve haver casos e casos, pois há irmãos que alheios a sua vontade não podem casar e assim de forma completa participarem de todas as bençãos que a comunhão plena com a Igreja nos proporciona.
    grande abraço e a paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito nobre AMIGO e PROFESSOR...Graça e Paz...!!!!!!!

    ResponderExcluir