JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

sábado, 26 de julho de 2014

Anão ou Gigante?


 

Caros leitores, nestes últimos dias temos lido e até mesmo assistido na TV o desenrolar da nova lambança Diplomática Brasileira. Não é de hoje que a Chancelaria Brasileira vem se metendo em encrenca por causa desta ideologia que hoje governa o Brasil, sim, isso mesmo, não é de hoje, pois recentemente o Brasil se viu em meio a uma grave crise diplomática envolvendo um ex-presidente deposto em
seu país na América Central e que buscou refugio na embaixada brasileira, depois tivemos a crise de um deputado boliviano acusado de inúmeros crimes que buscou asilo por aqui, tivemos ainda a questão de aproximação com o Irã, Cuba entre outras nações com regimes nada éticos e democráticos, além da falta mínima de direitos humanos nos mesmos. Não obstante a Diplomacia Brasileira vem entrando em rota de colisão com os países que sempre foram nossos aliados, em busca de apoio para uma suposta cadeira permanente do conselho de segurança da ONU, sim essa mesma que tanto se almeja. Mas em quem o Brasil esta buscando apoio para tal pretensão? Podemos citar ai a Venezuela, a Bolívia, o Irã, Cuba entre outras nações deste mesmo quilate.
Quando o Lula chegou em Israel, quando ainda era presidente e disse que trazia com ele o vírus da paz se não foi cômico no mínimo foi trágico! O que o Brasil teria a oferecer? Talvez quem sabe o que a ONU no pós guerra queria criar um Estado Judeu aqui no Brasil, bem ali no sul! Já pensaram em hoje nos termos um muro de segregação não para separamos Judeus de Árabes, mas para separarmos o 1º mundo do 5º mundo!
Já que o Brasil almeja tanto um lugar de destaque no cenário internacional primeiro é preciso termos em mente algumas coisas:
  1. Uma força armada bem preparada e capaz de agir rapidamente em conflitos internacionais em qualquer lugar do globo terrestre. Mas pasmem, segundo especialistas da área o Brasil não tem munição para duas horas de guerra.
  2. Uma economia forte, a do Brasil vem patinando a tempos.
  3. Uma grande indústria. O Brasil vem se desindustrializando e se tornando um vendedor de cômodites (antigo país rural e extrativista).
  4. Um país com pulso firme em suas decisões. O que me parece que estamos mais perdidos no cenário internacional do que cego em tiroteio.
  5. Uma política que traça um tipo de ideologia constante. O que na verdade a diplomacia brasileira vem fazendo é a velha arte de tentar agradar a Gregos e Troianos, ou seja, hora se alia as grande potências ocidentais e hora se alia aos estranhos regimes de países nada democráticos ou que vem sendo regidos em pseudodemocracias.
  6. Ser no mínimo uma potência regional. algo que o Brasil diz ser na letra, mas na prática não é nem de longe. O que mais podemos ver é o Brasil se vilipendiado em todos os sentidos por países que se dizem mui amigos, como a Bolívia (essa eu já perdi as contas), a Venezuela (com as questões de petrolíferas, pontes e até mesmo regimes nada democráticos) , o Paraguai (Itaipu), e a Argentina (explora o Brasil no Mercosul).
Sim, mas voltando ao nosso título, o que você acha? O Brasil é um gigante ou um anão na diplomacia internacional? A conclusão é sua!
Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário