JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As Bênçãos de Israel e o que cabe a Igreja (3º parte).

3.     



3. A Igreja e o aspecto universal da Bênção.

1. Transitório versus eterno. Neste tópico o comentarista nos traz uma lição impar, nos dizendo que as bênçãos do antigo pacto eram de natureza espirituais , materiais e sociais, mas eram transitórias, ou sejam, não eram permanentes, e estas se cumpriram no Novo Testamento e estas sim são eternas, por que se permeiam aqui na terra e permaneceram nos céus por toda a oportunidade, mas também quero destacar que há exceções de promessas feitas no antigo pacto que ainda hão de se cumprir como por exemplo o socorro que Jesus dará ao israelitas na batalha do Amargedon, mas no tocante as bênçãos em sua plenitude estavam e está reservado a Nova Aliança.
3.2. Material versus espiritual. Neste ponto o comentarista nos traz uma grande lição, destacando-se a pergunta: O que é de Israel que pode ser da Igreja? E nos diz que o eterno pode muito bem englobar o transitório e nisto concordo plenamente é como se fosse aquela lição de matemática que aprendemos na escola sobre conjuntos, aquele que diz está contido e não está contido, é como se disséssemos que o maior sempre engloba o menor e nisto eu afirmo que as bênçãos do Novo Testamento sempre são maiores que a do antigo, isto porque, a do primeiro é sempre transitória e a do novo eterna o que concerne principalmente à coletividade, ou seja, Israel e a Igreja. O comentarista nos ensina que  as bênçãos espirituais englobam também as nossas necessidades físicas e materiais e que as bênçãos materiais nunca podem se sobrepor as espirituais, e isto é uma grande verdade, por que o que Deus tem preparado para os que o temem e o amam é muito maior e superior a qualquer coisa terrena. Ele nos ensina que as bênçãos do antigo pacto incluíam bens materiais (o que eu discordo em parte, por que podemos ver grandes bênçãos prometidas na área espiritual aos homens e mulheres de Deus), mas ele nos diz que as bênçãos do Novo pacto incluem a justificação, dons espirituais, a herança espiritual de filhos de Deus, a vida eterna, e a verdadeira liberdade que só encontramos em Cristo, mas também podemos ver que Jesus disse que teríamos que buscar primeiro o Reino dos Céus e a sua justiça, ou seja, o que foi supracitado, mas que depois disto todas as demais coisas nos seriam acrescentadas. Não importa o que seja, ou que você precise, Deus é poderoso para te dar e te acrescentar tudo em tudo o que você precisa, mas devemos ter sempre em mente que a maior prosperidade não é a material, mas sim a espiritual. Não é o que se tem, mas é o que se é para Deus!
3.3. Pobreza e Riqueza. Outro dia eu estava em uma reunião de pastores e disse que a Igreja é constituída de pessoas magras e gordas, bonitas e feias, brancos, negros, índios e mestiços, pessoas com doutorado, mestrado, pós-graduado, bacharelado, licenciado, nível médio, fundamental II, Fundamental I, analfabetos funcionais e analfabetos (aqueles que como dizem por ai, não sabe fazer um O com o copo), mas todos são crentes em Jesus, todos são salvos, independentes de suas posições, de bairros que moram ou o que sejam. Mas qual o problema em se ter? Qual o problema em ser alguém em destaque? Nenhum, pelo contrário a o Novo Testamento nos traz exemplos de pessoas que tinham posições, mas que foram humildes e piedosos, o que temos que ter em mente é que na igreja há irmãos carentes e enfermos, por isso como eu já comentei hoje, se temos que fazer o bem que começamos pelos domésticos da fé, temos que aprender realmente a dividir o pão e o vinho, idealizando assim a verdadeira Koinonia, ou seja, a comunhão com os irmãos, sabendo-se que este é um principio basilar para que os nossos pecados sejam perdoados. Por outro lado é sempre bom alertar que ser pobre ou estar doente não significa estar em pecado ou não ter comunhão com Deus. Eu sempre digo que a doença, seja ela qual for é apenas uma desculpa para se cumprir a soberania de Deus sobre nós. “Tu és pó e para o pó tu retornarás!”
Conclusão: como eu sempre digo: “Enquanto estivermos aqui estaremos sujeitos as leis deste mundo!” Jesus sabia de como este mundo é perverso e traiçoeiro, e como ele nos seduz, também Jesus sabia que nós em nossas fraquezas estamos sujeitos a temperes deste mundo, mas por isso tudo Ele disse que teríamos aflições, mas que tivéssemos bom animo por que Ele venceu o mundo e se Jesus venceu ele nos ajuda a também vencermos, não é fácil, mas com fé, oração, perseverança e alimento diário na Palavra de Deus vamos conseguir!


Graça e paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário