JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Batiza ou não batiza 5.



   

   Nas ultimas postagens temos falado sobre a questão dos irmãos que não podem ser batizados por que vivem um casamento de fato, mas não de direito pleno, mas não obstante a este assunto há também outros relevantes que poderíamos estar aqui comentando. Hoje em particular gostaria de comentar sobre os requisitos básicos para que um novo convertido possa descer as águas batismais, vejamos alguns exemplos bíblicos para consolidar o candidato ao batismo:



Mateus 3

1  E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
2  E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
3  Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
4  E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
5  Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
6  E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7  E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8  Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
9  E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10  E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
11  E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
12  Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

   Desde já encontramos um principio basilar para o candidato que é o "arrependimento", arrepender-se nos leva a mudança de atitude ou de vida (regeneração); outro fato importante é a confissão dos pecados que nada mais é que um sintoma do arrependimento, a pessoa não retem aquilo dentro dela, escondido lá dentro, aquilo que a incomoda e prontamente ela desabafa lhe trazendo um alivio imediato. Outro principio é o "frutos dignos de arrependimentos", que também é o resultado do arrependimento, na verdade o arrependimento ocorre no interior, onde ninguém vê, sabe ou conhece só a pessoa e Deus, ao passo que os frutos dignos de arrependimento ocorre no exterior para que todos saibam e vejam a mudança maravilhosa que o bom Jesus fez aquela vida, é uma testificação pessoal, é como se a pessoa se tornasse um livro aberto para ser lido.

Marcos 1
4  Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
5  E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.

   Mas uma vez encontramos no Evangelho segundo São Marcos a palavra "arrependimento" atrelado ao batismo. Assim dando qualidade ao adjetivo, me corrijam os professores de português se eu estiver errado. rsrsrsrsrs. nunca fui bom aluno de português! kkkkk

Lucas 3
1  E NO ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,
2  Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.
3  E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;
4  Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas.
5  Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão;
6  E toda a carne verá a salvação de Deus.
7  Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
8  Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
9  E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
10  E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
11  E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
12  E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
13  E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
14  E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.
15  E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo,
16  Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
17  Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
18  E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.
19  Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito,
20  Acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar João num cárcere.

   Mas uma vez encontramos no versículo 3 a palavra "arrependimento" e se acrescentando aqui o "perdão de pecados", isto por que o Evangelho de Lucas é o mais minucioso, procurando os detalhes que em outros acaba por passar por desapercebido, até por que este evangelho é destinado a um povo que está mais acostumado com a literatura e buscava a "sofia". Podemos ver que novamente Lucas cita "frutos digno de arrependimento", neste ponto reforçando a ideia de que o novel convertido tem que apresentar tal fruto perante a sociedade no qual ele está inserido. João Batista nos traz o principio da comunhão, ou seja o repartir com os irmãos aquilo que nós temos e falta a eles. Também no verso 13 os pregadores da prosperidade arrancaram de suas bíblias esta passagem e no verso 14 nos ensina a estarmos contente com aquilo que o Senhor tem nos dado.
No verso 16 João nos ensina claramente a diferença do Bastimo nas águas do Batismo no Espirito Santo, o primeiro quem Batiza é homem e o segundo quem Batiza é Jesus.

João 1


19  E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
20  E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
21  E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
22  Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23  Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
24  E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
25  E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26  João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27  Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
28  Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
29  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
30  Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
31  E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
32  E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
33  E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
34  E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

   
Mas uma vez no verso 23 podemos ver o arrependimento implícito no que diz: "endireitai o caminho do Senhor". O endireitai o caminho do Senhor nada mais é do que voltar e concertar aquilo que esta errado, é a volta a pura e genuína Palavra de Deus, a vontade de Deus para o seu povo. No verso 33 mais uma vez encontramos quem verdadeiramente batiza no Espirito Santo, nos trazendo a clareza doutrinaria que o Batismo no Espirito Santo é um evento que pode ocorrer antes do novel crente descer ás águas batismais, no momento de descer as águas batismais ou tempos depois de descer as águas batismais, por que quem batiza do Espirito Santo é o Senhor Jesus.

Até então estamos vendo João batizando e em especial a pessoa do Senhor Jesus, mas contudo ainda não encontrei nenhum pré-requisito para que o novel convertido tenha que preencher para ser batizado, exceto dois arrependimento e fruto digno de arrependimento, o que o caro leitor poderia dizer: - Mas não são a mesma coisa? Eu diria que sim e que não. Sim por que tem ambos o mesmo sentido e não; por que necessariamente você tem o primeiro mas não tem o segundo e neste caso teríamos que ter os dois.

continuaremos... Graça e paz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário