JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Batiza ou não batiza 6



Caros leitores dando continuidade ao nosso tema e desta vez procurarei não sertão extensivo para não vos cansar, mas paramos no ultimo tópico falando de João Batista e o batismo de Jesus e logicamente que seria incoerente que João Batista fizesse ou emposse condições para que o Senhor Jesus fosse batizado, primeiro porque se João Batista assim procedesse estaria mostrando que não estava batizando na orientação de Deus,  segundo porque João Batista era primo de Jesus e muito provavelmente por
ser primo do Senhor Ele conhecia a Jesus e sabia que o Senhor era um homem justo, ao ponto de João dizer: eu careço ser batizado por ti e você vem até mim? E Jesus responde a ele prontamente: No momento deixe que se cumpra toda a justiça Mt 3. 14-15; fato esse que alguns estudiosos tem levantado a tese de uma dúvida, sera que João Batista sabia antes do batismo de Jesus que ele era o Cristo? Claro que não.A resposta para a nossa dúvida esta escrito por João Evangelista no seu evangelho no capitulo 1. 33  E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Notório salientar que João Evangelista fora discípulo de João Batista e por isso pode nos acrescentar tão preciosa informação, que os outros evangelhos não nos acrescenta.
   Mas o Senhor Jesus era um homem justo, imaculado e sem pecado, batizou-se para cumprir toda a lei. certo. Mas e nós? Pecadores, falhos, miseráveis, nascido debaixo do pecado de Adão, quais seriam os pressupostos para que possamos ser batizados? Vejamos na bíblia que tem que ser o nosso manual de prática e fé:

Atos 8. 36  E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
Veja a pergunta que o Eunuco faz a Filipe. Ele estava com o coração ardendo para ter mais comunhão com Deus e expressar a sua fé no Filho de Deus, o que poderia impedi-lo? Será que ele era casado? Poderia ser, pois o eunuco de Faraó era casado Gn 39. 1 RA (na tradução revista e corrigida você não vai encontrar a palavra "casado"), será que o apostolo foi se inteirar da vida dele, ou o que ele fazia? Vamos ver a resposta de Filipe:
37  E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
A chave para que o novel converso fosse batizado era crer que Jesus era o Filho de Deus. Mas nada se atribuindo além disto naquele momento, esta era a doutrina rudimentar para o batismo nas águas, mas você poderia dizer: - Pastor, mas texto sem contexto é no minimo pretexto para heresia; pois bem, vamos a outros textos da Sagrada Escritura.
Em Atos 9. 18  E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
O Apostolo Paulo também ao ser batizado não foi imposta nenhuma outra coisa a não ser o crer no Senhor Jesus como Filho de Deus, o interessante que se fosse nos dias de hoje alguém ia dizer na profissão de fé: - Pastor é melhor esperar que o irmão Saulo demonstre que agora realmente esta convertido!" Derrepentemente alguém lá no fundo se levanta: "- Pastor quem nos garante que o irmão Saulo não vai nos entregar aos que combatem ao evangelho!"...
Não meus amados leitores, a prática da igreja primitiva era: Você crê que Deus enviou o seu Filho Unigênito para morrer por causa dos nossos pecados em nosso lugar e nos salvar da ira vindoura de Deus? Sim eu creio. responderia o novel converso. Pronto, você está apito ao batismo.
Claro que muitos discordariam desta doutrina, cada um tem a sua visão e poderiam muito bem contra-argumentar, com palavras e ideias maravilhosas, mas evangelho é simples e prático, deixemos as invencionices para as "religiões" e vamos praticar a singeleza de evangelho.
Depois continuarei... Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário